Janeiro Branco: Jardim da Ressurreição oferece atendimento gratuito a pessoas enlutadas

Criado em 2013 por um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia (MG), a Campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar atenção para os cuidados com o bem-estar mental, prevenção e apoio no tratamento da depressão e outros transtornos. Situações do cotidiano mostram que cada vez menos os brasileiros estão conseguindo levar a vida com bem-estar mental. Uma das causas é o luto.

Pensando nisso, a Pax União promove o Encontro de Enlutados uma vez por mês no Jardim da Ressurreição. O projeto de iniciativa da psicóloga e especialista em tanatologia, Luana Estevão, ajuda as pessoas a lidar com a dor da perda.

“O luto é um processo que se cuidado de maneira saudável, tem início, meio e fim. No entanto é importante frisar que se não cuidado, pode não ter um fim. É um momento de elaboração de uma dor indizível diante da perda de uma pessoa amada. É natural que as situações pareçam ser horríveis e os sentimentos difíceis de lidar. Por isso, se não conseguir se ajustar de maneira natural, entendendo que há a dor pulsante, mas também há vida, é momento de buscar ajuda”, afirma a psicóloga Luana Estevão.

Para a psicóloga, é importante falar sobre saúde mental principalmente quando se está em processo de luto.

“É importante porque possibilita que as pessoas se percebam nos seus sintomas e nos sentimentos e podem, com isso, ampliar as possibilidades de buscar ajuda. É importante também porque estamos em um momento de vida em quem há uma sobrecarga envolta da saúde, das relações, do trabalho, da autoestima e auto exigência, além da exigência externa. E com isso as pessoas se resignam mais, não falam o que sente e adoecem. É importante porque abre espaços de acolhimento e cuidado”, finalizou.

O Encontro de Enlutados é gratuito. Para participar basta entrar em contato com entrar em contato com um dos números: (86) 3231-9631/98832-5118.