Palestra Dezembro Vermelho: Campanha Nacional De Prevenção ao Hiv/Aids

O Grupo Geraldo Oliveira promoveu na tarde de hoje (17/12), com a Enfermeira Ismênia Sousa uma palestra em alusão ao Dezembro Vermelho, uma campanha nacional que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, na Capela do Cemitério Parque e Crematório Jardim da Ressurreição.

Para a administradora do Jardim da Ressurreição, Maria das Dores Cunha, falou da importância de fazer esta ação anualmente.  “A ação objetiva, chamar a atenção dos nossos colaboradores e clientes para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV”, ressalta a administradora.

A melhor técnica para evitar o HIV/AIDS é a prevenção combinada:

  • Profilaxia pós-exposição (PEP): Uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV;
  • Profilaxia pré-exposição (PrEP): Uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar.

Prevenção:

É importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – isso pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial – e procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma.

O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Existem vários métodos anticoncepcionais, no entanto, o único que pode evitar a gravidez e também prevenir as ISTs é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se que, sempre que possível, realizar a dupla proteção: uso da camisinha e de outro método anticonceptivo de escolha.

As unidades de saúde do SUS disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.